No dia 6 de Fevereiro a 54 anos atrás um desastre aéreo em Munique aconteceu, quando o voo BE609 da empresa Britânica British European Airways, que levava jogadores e diretores do Manchester United mais jornalistas e alguns adeptos, se despenhou numa tempestade de neve quando tentava decolar pela terceira tentativa do aeroporto de Munique.O Manchester estava voltando de Belgrado onde tinha jogado com o Estrela Vermelha de Belgrado pela a Liga dos Campeões da UEFA e tinha parado em Munique para reabastecer.
A tragédia provoca a morte de 23 pessoas entre elas, jornalistas, membros da comissão técnica, 3 dirigentes, torcedores e 8 jogadores do clube. Dos jogadores mortos, quatro já haviam chegado à Seleção Inglesa: o celebrado Duncan Edwards, tido como o grande craque do elenco, Tommy Taylor, Roger Byrne e David Pegg. Outro, Liam Whelan, também já jogava por sua seleção, a Irlandesa. O acidente também obriga outros dois jogadores a encerrar suas carreiras: Johnny Berry, também da Seleção Inglesa, e Jackie Blanchflower, da Norte-Irlandesa.
O técnico Matt Busby é um dos mais gravementes feridos, chegando a receber a extrema unção duas vezes, mas sobrevive, bem como Bobby Charlton, Dennis Viollet, Bill Foulkes e Harry Gregg. Foi uma difícil recuperação, muito difícil, qualquer outro clube do mundo fecharia suas portas ou encerraria suas atividades por um longo período de tempo, não conseguimos mas seguir na Champions League por que o time interinamente comandado pelo auxiliar técnico Jimmy Murphy estava com 8 desfalques muito importantes... mas o time não baixou a cabeça e seguiu para a semi final da copa da Inglaterra do ano seguinte, sendo eliminado mais uma vez pelo Bolton Wanderers. Mas o time seguiu forte e determinado e após a recuperação de Busby o time voltou a ser tão forte quando antes do acidente de Munique inclusive com a chegada do maior jogador de futebol de todos os tempos à Old Trafford, George Best.
A Tragédia daquele ano rendeu muitas homenagens no decorrer do tempo até agora tanto em volta do estádio, quanto no imenso memorial do clube e até mesmo dentro de Old Trafford, como foi o caso do derby entre Manchester United e Manchester City em 2008, em homenagem aos 50 anos do acidente, os dois times jogaram com as camisas sem patrocínio e o Manchester United jogou como mostra a foto ao lado, na oportunidade os citizens venceram por 2 x 1 em Old Trafford mas ganhamos o campeonato naquele ano então de nada valeu aquele jogo além de lembrar e homenagear os que perderam suas vidas na catástrofe daquele ano...
Nós da MUFC BR lembramos essa data com muita tristeza pelo acidente e suas consequências mas também com orgulho no peito por que os "Busby Babes" eram dignos de ser campeões europeus e não foram por que poucos deles restaram após a tragédia, o time se recuperou Bobby Charlton(remanescente do acidente) liderou a equipe para que 18 anos depois, com grande ajuda de George Best, se tornasse o 1º clube inglês a ganhar a Liga dos Campeões da Europa.
Mensagens da MUFC BR em memória e homenagem ao grupo que se reergueu das cinzas:
David Kruz Martins:
Eu nem era nascido naquela época mas vi muitas vezes lances e melhores momentos dos jogos do Manchester United antes do acidente e acreditem o time era fantástico tanto defensivamente quanto ofensivamente e Bobby Charlton era tão importante para o Manchester United como Pelé foi para o Santos na mesma década, o united muito vitorioso pelo excelente trabalho de Matt Busby se não fosse pelo fatal acidente.A todos os Red Devils no Brasil, tenham em mente que vocês torcem para o melhor clube do mundo por essas e outras!
We'll Keep The Red Flag Flying High, Cause Man United Will NEVER DIE!
Equipe MUFC BR
www.mufc.com.br
2 comentários:
Muito triste, como se diz Eles foram embora infelismente mas, nunca esquecidos.
Vamos United, vamos em busca do 20 título na Premier league.
Postar um comentário