quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sir Alex Ferguson fala sobre o racismo no futebol da Inglaterra e incentiva a todos para que denunciem se sofrerem alguma ofensa

Sir Alex Ferguson, ao longo de seus 25 anos de carreira, já deve ter presenciado centenas de casos de racismo no futebol e mesmo assim não vê essas situações como "comuns" ou "normais". O comandante dos Red Devils não entende de onde vem esse tipo de comportamento, não tolera dentre seus jogadores e ainda incentiva a todos os jogadores ou torcedores que sofreram algum tipo de ofensa.


Em entrevista coletiva, Ferguson pediu que os ânimos se acalmem neste momento e que se tenha consciência do quão retrógrado é insultar alguém por conta da cor de sua pele.

"Não entendo de onde saem estas coisas. Mas é um momento em que temos que fazer alguma coisa sobre isso e punir duramente qualquer torcida ou jogador que faça algum tipo de ofensa racista. Houve exemplos recentes que não são nada legais. Em 2012, é impossível acreditar nisso. Talvez fosse normal há 20 anos, mas muita coisa mudou e agora todos podem ver o que acontece. Ainda tem gente que critica o Patrice. Ele deveria ser aplaudido pelo que fez", disse Ferguson lembrando o caso em que o atacante do Liverpool, Luis Suárez, ofendeu covardemente com palavras racistas o lateral esquerdo do United, Patrice Evra. 

O atacante Luis Suárez, do Liverpool, afirmou nesta quarta-feira que o ambiente hostil que espera encontrar no sábado, em Old Trafford, no duelo contra o Manchester United, não o amedronta. Pelo contrário, o estimula ainda mais. Suárez admitiu que o incidente fará com que se respire uma atmosfera mais "tensa" no estádio do United, mas assinalou que está "acostumado" com as vaias dos torcedores nas arquibancadas.

Ele já sabe que não será bem-vindo: "Sei que os torcedores do United vão tentar me fazer sentir mal no campo, mas se eles me vaiarem só vão conseguir me motivar ainda mais. Segundo uma lei do futebol, o que ocorre no campo fica no campo", opinou o uruguaio, que marcou cinco gols em 19 partidas nesta temporada.

Suárez, que em dezembro recebeu uma partida adicional de suspensão por fazer gestos obscenos contra os torcedores do Fulham, voltou a atuar com os Reds na última segunda-feira e já foi alvo de polêmica por uma entrada dura contra o meio-campista Scott Parker, do Tottenham, que inclusive foi ironizada por Wayne Rooney no twitter.

O uruguaio acha que o clima ruim que ele terá de enfrentar no Old Trafford irá fortalecê-lo de alguma forma, mas ele está muito enganado, pois não é só Manchester que não tolera racismo, é toda a Inglaterra. Onde quer que ele vá agora será lembrado que não há lugar para racistas no Futebol e nem em qualquer outra área.

Por David Kruz 
www.mufc.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Leiam as análises, opiniões, comentários de nossos 
Comentaristas.
Conheça todos jogadores do United 
Saiba quem são os adversários e competições  
do Manchester United.
6 de Fevereiro de 1958, o dia que mudou a história 
de uma equipe.
Saibam quais jogadores foram contratados e quais 
deixaram o Old Trafford.
Como sempre vários jogadores tem nomes ligados ao United, porém são ESPECULAÇÕES.