segunda-feira, 18 de junho de 2012

Qual é a melhor solução? Seria Modric?! Seria Sneijder?!

Sempre existe uma imensa expectativa dos torcedores Red Devils em relação às notícias, fatos e especulações em tornos de possíveis contratações para melhora do time para a temporada seguinte. Tenha ou n/ão conquistado algo na temporada anterior, o que pode aumentar ou diminuir a pressão em cima da diretoria e Sir Alex Ferguson para que os mesmos possam provar que irão buscar títulos importantes na época que se aproxima e para atrair a confiança do torcedor.

Todo mundo sabe que o Manchester United, por ser o maior e mais rico clube da Premier League, é o clube que tem mais nomes de jogadores ligados por especulação, mas todos sabem também, que o United tem uma enorme tradição de não investir todo seu dinheiro e imensos lucros conquistados fora de campo em estrelas ou grandes jogadores, raramente acontece.

A questão é: o United realmente precisa de tantas contratações para subir ao topo? Os Red Devils várias vezes foram ao mais alto pódio com a geração atual, e Sir Alex Ferguson já demonstrou várias vezes que pode fazer com que um "time limitado" possa ser vitorioso.

Entende-se que a pressão dos 659 milhões de fãs é grande em torno de novos jogadores, pois não é qualquer um que pode vestir a camisa vermelha e nem todos as estrelas de futebol podem ser contratadas. Então, para isso, Ferguson, Mike Phelan, o grupo de observadores e David Gill precisam fazer um trabalho cauteloso para saber a realidade e o verdadeiro valor de certo jogador, pois a chance de um possível "craque" custar valores astronômicos e não render o esperado é grande. Lembrando: Sir Alex "nunca" erra, ou pelo menos, dificilmente erra.

A frustração dos torcedores é grande quando o United perde um jogador para outro clube, muitas vezes os milionários, mas precisamos entender também a real situação sobre a negociação. Um jogador como Hazard, por exemplo. 21 anos, grande talento, todos sabem que um dia pode chegar a ser um craque, mas nesta altura, continua sendo uma aposta, e pagar R$500 mil semanais para uma aposta de 21 anos é algo extremamente irrealista e perturbador, e como já disse, SAF sabe bem o que faz.

Devemos destacar também a qualidade de Sir em contratar bons jovens jogadores que um dia podem se tornar ídolos, ou até mesmo "recrutar" jogadores vindos do próprio centro de treinamento, a melhor base do mundo. Cita-se Jones, De Gea, Smalling, Hernández, jogadores jovens contratados ultimamente que já conseguiram trazer coisas boas ao clube e que sabemos que trará muito mais. Podemos imaginar também o que Kagawa (23 anos) e Nick Powell (18), podem fazer em Old Trafford. São nomes assim que levaram o poderoso Manchester United ao patamar em que está hoje: Beckham, Giggs, Scholes, Butt, Neville, Cristiano Ronaldo (contratado ainda jovem) e vários e vários outros. O nosso próprio manager, um dia, disse que contrata apenas jogadores jovens que podem chegar à Old Trafford, se modelarem à história do clube e se tornarem lendas, e dar prioridade à base. Resultado: ele sempre consegue. Quem pode negar? Já tornou Wes Brown e John O'Shea em jogadores úteis... E quem diria que nossos ícones são da base e atuam no clube há 20 anos mais ou menos?!

O objetivo aqui é única e exclusivamente destacar que às vezes a solução não é gastar bilhares de libras em jogadores feitos dentro do cenário futebolístico, e sim, mostrar que a melhor solução pode estar debaixo "dos nossos narizes" e vindo do "quintal", além das possibilidades jovens, úteis e baratas que existem no mercado. Não digo que nós torcedores não devíamos criar expectativas em torno de Modric ou Sneijder, pois realmente merecemos ver jogadores deste nível pisando no gramado do Teatro dos Sonhos, digo que devíamos analisar e pensar melhor, pois o "staff" do clube procura o melhor para o time e para nós mesmos, torcedores, e nós estamos cansados de saber que eles são um dos melhores neste sentido, se não os melhores.

Por Sayro Ribeiro
www.mufc.com.br

3 comentários:

reinaldo del trejo disse...

Acho que o United precisa renovar o elenco.
A equipe londrina do Chelsea está montando um plantel forte o suficiente para levar FA Premier League e Champions novamente.
Apesar de o Manchester ser forte com nomes como Rooney, Nani e Valencia.
Essa equipe não é forte para disputar títulos em um campeonato que tem um Chelsea forte, um Totenham reestruturado e um Arsenal empolgante.
Não sou torcedor do United, mas tenho muito respeito pelo gigante de Manchester.
E digo mais, o quintal vermelho não está tão fertil assim desde a saída do português de ouro.

Anônimo disse...

NOMES COMO THIAGO ALCANTARA É BEM MELHOR DO Q ESSES DOIS NOMES..POIS Ñ TEM MAIS OQ EVOLUÍREM...MUITO MELHOR INVESTIR EM GENTE NOVA ( abaixo de 24 anos) nomes como Thiago, Bale, e talvez até Modric caíriam como uma luva nas mãos do United.....mais ainda prefirO investimento na base..pois estamos perdendo bons mulekes.... fik a dica

Sayro Ribeiro disse...

Concordo com você Anônimo...
Citei o Sneijder e o Modric pelo fato de terem sido especulados tão constantemente nas últimas janelas!

Postar um comentário

Leiam as análises, opiniões, comentários de nossos 
Comentaristas.
Conheça todos jogadores do United 
Saiba quem são os adversários e competições  
do Manchester United.
6 de Fevereiro de 1958, o dia que mudou a história 
de uma equipe.
Saibam quais jogadores foram contratados e quais 
deixaram o Old Trafford.
Como sempre vários jogadores tem nomes ligados ao United, porém são ESPECULAÇÕES.